Consultoria

O site

O site < www.galaxiacriativa.com.br > é o end. eletrônico para publicação especializada em criatividade, inovação, futuro, os quais constituem o triângulo do conhecimento e contribuições oferecidas pela Rui Santo – Consultoria.

Oferecemos serviços inéditos no âmbito do triângulo, com o objetivo de levar o cliente a alcançar benefícios únicos e melhores que multiplicam o patrimônio tangível e intangível da corporação.

Esse trio inseparável incorpora outros ”Planetas” que instituem a totalidade da “Galáxia Criativa©”, os quais serão inseridos no site, oportunamente:

  •  Sinônimos de Inovação (Sustentabilidade / Tecnologia da Informação e Comunicação) .
  • Marcas e Patentes.
  • Artes.
  • Governança Corporativa.
  • Fontes de Inspiração.
  • Agenda.

Serviços Disponíveis

Serviços Inéditos e Customizados em Criatividade (C), Inovação (I), Futuro (F) objetivam levar o cliente a alcançar benefícios únicos e melhores, os quais multiplicam os patrimônios Intangíveis x Tangíveis da corporação.

 

Serviços

C

I F

I- Inédito

Benefícios para as corporações

Palestras, Cursos e Treinamentos:Destinado a todos os tipos de públicos. Podem ser focados conforme os objetivos da empresa. Ver mais abaixo.

X

X

X

 

Mais e melhores ideias. Gera motivação para idealizar e inovar.
Diálogos Coletivos:Construção da Cultura da Inovação entre os colaboradores.  Veja mais abaixo.

X

X

 

I– Forma massa criativa para constituir a Cultura da Inovação ou Cultura do Coletivo. Espraiamento e penetração da Cultura da Inovação, lenta e progressivamente.
Diálogos da Administração:Orientação à média gerência para eliminação das resistências às ideias dos colaboradores para inovação. Veja mais abaixo.

X

X

 

I– Gestores precisam repensar seus comportamentos que impedem seus colaboradores de contribuir com novas ideias. Mudança de atitude dos gerentes médios para apoiar a produção de ideias para inovação.
Agente de Inovação: Contribui com a elevação do nível das ideias em termos de valor (R$), de aplicação (multiaplicações), de utilização (uso esférico), de nível de aproveitamento (em muitas áreas). Veja mais abaixo.

X

X

X

I– Beneficia os criativos, tirando-os de dentro de suas próprias caixas de ideias, ao conseguir extrair mais benefícios de cada ideia nascente. Obtenção de ideias com maior aplicação, aproveitamento e valor econômico que eleva o patrimônio da corporação.
Medição de Ideias:Aplicação dos métodos de medição matemática de ideias. Os métodos, criados em 2004, já são ensinados em diversas escolas desde 2007. Veja mais abaixo.

X

X

X

I– Atividade realmente única na galáxia. Ensina os gestores, criativos e inovadores a medir suas próprias ideias, eliminando riscos de perda$$$. Minimiza ao ínfimo os riscos contidos em ideias. Permite enxergar onde está o fator de sucesso da próxima ideia.
Espaços Lúdicos:Concepção e decoração de ambientes destinados à inspiração criativa e produção de Epifanias[1].  Veja mais abaixo.

X

X

X

I – Ação distinta de decoradores. Visa atrair o colaborador a frequentar os Espaços Lúdicos em busca de Epifanias. Confirma, na prática, o apoio da corporação a Cultura da Inovação.  Único no Brasil.
Conselheiro / Governança Corporativa: Encontros informais com dirigentes corporativos para discernir criativamente sobre estratégias, riscos de investimentos, inovação e futurologia.  Veja mais abaixo.

 

X

X

I – Foca modos de infinitesimar riscos em ideias e investimentos baseado no discernimento criativo visto do periscópio do futuro. Contribui com o Discernimento Criativo de dirigentes Corporativos, clareando o futuro visto pelo periscópio.

TODOS OS SERVIÇOS SÃO CUSTOMIZADOS, SINTONIZADOS COM O FOCO DO CLIENTE

Palestras, Cursos e Treinamentos:

Destinado a todos os tipos de públicos.

Podem ser focados conforme os objetivos da empresa.  As palestras são inspiradoras. Molas propulsoras para elevar o campo de visão do futuro impulsionado pela criatividade e erguido pela inovação.

Cursos e treinamentos são direcionados à sensibilização, aprendizagem, práticas e exercícios adequados aos requisitos das corporações, de modo a motivar os colaboradores à produção de mais e melhores ideias.

 

Diálogos Coletivos – Inédito:

Destina-se a construir a cultura da inovação entre os colaboradores da corporação.

Aculturamento de grupos para a inovação não se instala repentinamente. É preciso constituir massa criativa capaz de disseminar o conceito e virar o jogo. Os Diálogos Coletivos são conversas estruturadas com gestores profissionais, quando se busca a participação, envolvimento e comprometimento de todos, compondo um consenso para o avanço da Cultura da Inovação (ou Cultura do Coletivo que une e prepara os participantes do programa para outras culturas vindouras). Os elementos a serem trabalhados são escolhidos nas sintonias de foco definidos pela corporação contratante. Os Diálogos Coletivos estão fundamentados em bibliografia adequada e resultados reconhecidos pelos próprios participantes.

 

Diálogos de Administração – Inédito:

Orientação a media gerência para eliminação das resistências às ideias para inovação.

Reconhecidamente, as lideranças de nível médio são os mais fortes entraves à produção de ideias criativas pelos colaboradores. Seja por medo de perda de status, de poder ou pura ignorância os gerentes tratam de inibir a criatividade de seus colaboradores que poderiam beneficiar muito as corporações. Os Diálogos de Administração são realizados com pequenos grupos de gestores e visam esclarecer e conscientizar as lideranças para reverter o comportamento, incentivando o processo em benefício do colaborador, do clima emocional coletivo e da própria organização. Lideres de nível médio, têm, necessariamente, de estar em sintonia com o pensamento inovador da corporação e antenados com o mundo.

A diferença entre os Diálogos Coletivos e os Diálogos da Administração está no nível de decisão dos participantes e no foco do diálogo.

 

Agente de Inovação – Inédito.

O Agente de Inovação contribui com a elevação do nível das ideias em termos de valores (R$), de aplicação (aplicações) de utilização (uso esférico), de nível de aproveitamento (em muitas áreas).

Embora os profissionais (inovadores, inventores, empreendedores, gestores, etc.) tenham ideias para solucionar “um” problema específico, quando orientados adequadamente podem elevar a aplicação da ideia para diversos campos, trazendo uma quantidade de benefícios muito maior para sua especialização e para a corporação, que pode licenciar as aplicações que não são seu core business, por exemplo. Tal desenvolvimento da ideia semente é erguido por metodologias muito simples, através das quais os criativos são conduzidos pelo “Agente de Inovação” para espraiarem a aplicação das ideias para um valor e variedade de frutos muito maiores. O resultado é a elevação do patrimônio das corporações, em bolsa de valores por exemplo, quando elas comunicam suas futuras inovações.

Medição de Ideias Inédito na Galáxia[2].

Aplicação de cinco métodos de medição de ideias

Os métodos, inicialmente criados em 2004, já são ensinados em diversas escolas desde 2007.

E como dizem que é impossível medir ideias, criamos cinco métodos para medi-las!

Os métodos são: de comparação, da balança de três pratos, método numérico, método de desmaterialização os quais podem ser reduzidos ao método matemático que calcula e compara as ideias numericamente.

Trata-se de diversos métodos para “Medição de Ideias”, quando elas ainda se encontram na fase de geração (brainstorming). Ao aprender os métodos vamos aprender o sentido de direção universal de ideias desejadas pelo usuário / cliente. Na prática, desaba o risco de perdas financeiras dos investimentos devido às ideias. Vamos saber de antemão, sem depender de pesquisas caras com resultados incertos, se a ideia tende ou não a ser aceita pelo usuário / cliente / comprador. Vamos ainda “acessar” quais são as próximas ideias de sucesso a serem desenvolvidas (necessariamente) além de outras informações muito valiosas e surpreendentes, devido à “Medição das Ideias”. 

 

Espaços Lúdicos – Inéditos no Brasil.

Concepção e decoração de ambientes destinados à inspiração criativa e produção de Epifanias[3]

A decoração de ambientes próprios para criatividade é muito diferente da decoração de ambientes para relaxamento cognitivo. “Espaços Lúdicos” são construídos e decorados para que os frequentadores encontrem as Epifanias que estão procurando. Não são espaços relaxantes. Ao contrário, são espaços para disparar grandes quantidades de sinapses mentais. Por isso, a “decoração” é muito diferente, devendo conter Objetos Lúdicos concebidos, construídos, instalados e especialmente customizados para cada corporação e em função dos objetivos estratégicos do momento.

Oferecemos o serviço de concepção, único no Brasil, e, em consulta, a realização da decoração propriamente dita.

Conselheiro / Governança Corporativa – Inédito.

Encontros informais com Diretores e Conselheiros Corporativos para discernir criativamente sobre estratégias, riscos de investimentos, inovação e futurologia.

São realizados encontros informais com “Conselheiros e Diretores da Governança Corporativa” para a troca de conceitos e discernir criativamente os caminhos para estratégias, investimentos, inovação e futurologia baseado no periscópio do futuro. Visa infinitesimar os riscos clareando o futuro e confrontando com as ideias estratégicas em busca das mais apropriadas.


[1] Epifania é uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência de algo. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa”.

[2] Há muitos profissionais da área que nem imaginam que ideias podem ser mensuradas matematicamente!!! Há outras que apostam que isso é impossível!!!

[3] Epifania é uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência de algo. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa”.