Definições Simplificadas

Neste item está reunido um conjunto abrangente de definições de criatividade simplificadas, objetivas. 

  1. Criatividade é fundamentalmente o resultado da solução criativa de problemas. Mas criatividade tem uma estrutura delicada, e o cultivo na organização é um tópico muito discutido tanto na literatura acadêmica quanto na imprensa popular. Amabile et. al. 1996, Amabile and Kraemer, 2011.
  2. Criatividade é a disposição para fazer e reconhecer inovações de valor. The Social Setting of Creativity.
  3. Criatividade é definida como a habilidade de fazer novas combinações de valor social. John W. Haefele, Creativity and Innovation.
  4. A invenção matemática não é senão invenção em geral, um processo que se realiza em vários ramos, sejam eles ciência, literatura, arte ou tecnologia. Jacques Hadamard, An  Essay on the Psychology of Invention in the Mathematical Fields.
  5. Criatividade é explicar as coisas sinteticamente. Dr. Myron S. Allen, Psycho-Dynamic Synthesis.
  6. A habilidade de relacionar e ligar, algumas vezes de forma comum ou excêntrica, descansa no âmago de qualquer uso criativo da mente, não importa em que campo ou disciplina. George J. Seidel, The crisis in Creativity.
  7. Uma boa sopa é mais criativa que um mau desenho. Abraham Maslow, Creativity in Self-Actualizing People.
  8. Muitos insistem que o processo criativo é diferente nas artes e na ciência.  Ao contrário, o ato criativo da mente é semelhante em ambos os casos. Dr. R. W. Gerard, The Biological Basis of Imagination.
  9. Êxtase é o termo correto para o índice de intensidade da consciência que acontece no ato criativo… Envolve atuação total da pessoa, com subconsciente e inconsciente atuando numa forma unitária com os níveis da consciência. Rollo May, The Nature of Creativity.
  10. Criatividade, como a liberdade de vontade, tem um segredo. O psicologista pode descrever ambas as manifestações como processos, mas não pode encontrar soluções ao problema filosófico que eles apresentam. Carl Gustay Jung.
  11. A medida que vou indo, pensando em nada particular, só olhando as coisas em volta e seguindo o progresso das estações, afluem a minha mente, com repentina e incontável emoção, algumas vezes uma linha ou duas de versos, às vezes um poema inteiro. A.E. Houseman, The Name and Nature of Poetry.
  12.  germe onde quer que eu encontre, tem sido sempre para mim o germe de uma história e a maior parte das histórias forjadas pelas minhas mãos tem saído de uma pequena e simples semente, tão remota e fugaz como uma observação casual. Henry James.  Preface to the Spoils of Pontoon.
  13. O trabalho do criativo é como uma aprendizagem em espiral, como pensamento e linguagem, pensamento e ação em espiral: “Não é dar voltas em um círculo sem fim, é elevar-se em espiral, contanto que tenhamos feito um esforço primeiro, um exercício de rotina inclusive”. Igor Strawinsky, compositor