Frases – Diversos Autores

Frases são muito utilizadas para embalar grupos criativos. São simples, diretas, objetivas, e uteis para nos inspirar, motivar, criar esperanças, confiar e outros ganchos que nos erga criativamente.  Use-as para se inspirar, “passeando por ai” .

O espaço está aberto para receber novas frases inspiradoras relacionadas com criatividade e inovação.

DIVERSOS AUTORES – Temas Diversos

1. Como posso ir para frente se não sei para qual lado estou voltado. John Lennon.

2. O que ficou claro é que se o crescimento econômico não é baseado na criatividade, em algum momento ele vai tender a se esgotar, como se esgotou nos regimes socialistas. Gustavo Franco – Presidente do Banco Central – Brasil.

3. Quando se faz uma lista das características básicas de um bom executivo, conhecimento de geologia não é pré-requisito. Criatividade, capacidade de lidar com situações novas, rapidez na tomada de decisões e facilidade de relacionamento, são alguns dos componentes exigidos. Cláudio Neszlinger – Diretor de RH da Microsoft.

4. Para mim, o fator limitador para o crescimento das empresas é, em primeiro lugar, o gerenciamento, depois a criativiade e a tecnologia, e finalmente o Know How para a internacionalização. Roland Berger – Roland Berger & Partners – uma das maiores consultorias europeias, com filiais em 24 países.

5. As empresas do futuro dependerão cada vez mais da CRIATIVIDADE de seus membros para sobreviverem. E os lideres destas empresas serão aqueles que encontrarem meios de manter seus talentosos e independentes funcionários, dando a eles a liberdade para realizar seu melhor e mais IMAGINATIVO trabalho.
Warren Bennis – Consultor e escritor de livros sobre liderança.

6. –… estas, no entanto, já demonstraram por diversas vezes no passado, e mais uma vez em 1997, não se renderem às adversidades e exercitarem sua CRIATIVIDADE para seguir trabalhando. O desempenho das maiores empresas por vendas no Brasil, em 1997, demonstra com clareza que se vai exigir mais delas nesse sentido. Revista Exame Especial – Melhores e maiores – Edição 25 – sobre as maiores e melhores empresas do Brasil, em 1997, editado em 1998.

7. O grande tesouro das empresas está contido na CRIATIVIDADE das pessoas que as compõem. Lamentavelmente, muitas vezes essa CRIATIVIDADE não só não é estimulada como também não é compreendida. Luiz Antonio Viana – Diretor Superintendente do Grupo Pão de Açúcar.

8. Basta que o pessoal da base descubra que o problema pertence a eles, para também encontrarem a resposta. E eles resolvem as coisas rapidamente, com dinamismo, CRIATIVIDADE, com muito mais IDÉIAS do que o líder no estilo antigo, jamais seria capaz de dar. Steve Miller – Diretor do grupo R.D. Shell.

9. A Renault tem uma vocação muito grande para a INOVAÇÃO. Mas é preciso que essa CRIATIVIDADE se transforme rapidamente em produtos competitivos. Carlos Ghosn – Vice-presidente executivo da Renault.

10. Nos últimos três anos na empresa, meu cargo se chamava paradoxo criativo. Minha função era exercitar as pessoas até um nível maior de CRIATIVIDADE. Gordon Mackenzie – consultor americano em criatividade.

11. Nenhuma metodologia pode substituir o instinto e a CRIATIVIDADE empresariais. Estratégia é a arte na busca da mais profunda inspiração humana. Nunca negligenciar a experiência e a intuição daqueles que vivem o ambiente da empresa. O aspecto intuitivo é o mais difícil de justificar, avaliar e codificar, e talvez seja o mais importante. Darcio Crespi – Vice – presidente da Arthur D. Little International e chairman mundial da pratica de estratégia empresarial – sobre o papel do planejamento estratégico – Revista Exame – Edição 655.

12. Programa BIS – Boas ideias e soluções pedem pequenas ideias para melhorar o produto, os processos e o ambiente de trabalho. Resultado: 150.000 sugestões. É ótimo! Num lugar onde há 24.000 funcionários, precisamos de motivação para nos manter e crescer. Leonardo Gomes, funcionário. Publicado na revista Exame Especial – Edição 647 a, sobre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil – caso FIAT.

13. A cultura da criatividade nunca pode florescer num ambiente de gestão autocrático. John Kao – consultor americano e pioneiro, no ensino da criatividade aplicada à gestão.

14. O incrementalismo é o pior inimigo da inovação. Nicholas Negroponte – diretor do Media Lab. do Massachussetts Institute of Technology, criticando o conceito de melhoria continua, muito praticado nos sistemas de garantia da qualidade, ISO/9000, etc.

15. Riqueza, nesse novo regime provém diretamente da inovação, não da otimização. Kevin Kelly – autor de Novas regras para uma nova economia. Editora Objetiva. Ou seja, não se obtém riqueza aperfeiçoando o que se conhece, mas apreendendo de maneira imperfeita o desconhecido. Comentário de Peter Drucker.

16. Empresas de classe mundial, apostam no potencial criativo de seus funcionários, para conseguir melhor performance. Harold Sirkin – Vice presidente do The Boston Consulting Group – uma das maiores consultorias internacionais de gestão.

17. A inovação é cada vez mais uma ferramenta estratégica. Quanto mais você inova melhor você fica nisso. Willard Zangwill – Prof. da Universidade de Chicago – Autor do livro: Lightining Innovation Strategies – How the world’s best firms create new products.

18. O problema normalmente visualizado é como o capitalismo administra as estruturas existentes, enquanto o problema relevante é como ele as cria e destrói. A destruição criativa é a mola mestra do sistema capitalista. Joseph Schumpeter – economista austríaco foi professor em Harvard Business School.

19. A mudança tecnológica atingirá tal ponto que, mais cedo ou mais tarde, alterará algum ponto fundamental em seu negocio. Essas INOVAÇÕES constituem uma força construtiva ou destrutiva? Para mim são as duas coisas e são inevitáveis. Andrew S. Grove – Presidente e diretor executivo da Intel – autor do livro – Só os paranoicos sobrevivem.

20. Não basta ter clientes meramente satisfeitos, pois um cliente satisfeito pode mudar de opinião… É preciso INOVAR, prever as necessidades do cliente oferecendo-lhe cada vez mais. W. Edwards Deming.

21. Embora a INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE sejam primordiais para obter sucesso nos negócios, a literatura sobre gestão da qualidade continua a ignorá-los. Paul E. Plsek – Membro do American Society for Quality e autor de livros sobre qualidade, criatividade e inovação.

22. Pessoas criativas sempre conseguem transformar os próprios limites em vantagens. Domenico de Massi – mentor da S3 – Studium que ensina criatividade para executivos italianos oriundos de áreas de administração pública, hospitalar, indústria, serviços, informática, financeiro, comunicação e turismo.

23. Conforme é reconhecida quase unanimemente pelos psicólogos modernos, a maior parte dos males do homem contemporâneo decorre do conformismo. E o grande mal existente no mundo decorre do não exercício da criatividade pelas pessoas potencialmente criadoras. É o conformismo intelectual que esteriliza, a cada momento, as transformações positivas do futuro. Em verdade, para pessoas que adotam – dirigentes empresários, cientistas, engenheiros, programadores, advogados, médicos, artistas, trabalhadores – o conformismo só pode acarretar consequências negativas. Jones Santos Neves – Engenheiro colaborador do Jornal Conexão Empresarial – Publicação Sebrae – Brasília –n. 18 – dezembro 2000, pág. 10.

24. O primeiro mandamento de administração é que a força propulsora do desenvolvimento de novos produtos não é a tecnologia, nem o dinheiro, e sim a imaginação das pessoas. David Packard – HP.

25. Às vezes, só uma mudança de ponto de vista é suficiente para transformar uma obrigação cansativa numa interessante oportunidade. Albert Flanders.

26. A primeira censura é a do olhar. A. Gaiarsa

27. Criatividade é como barba. Você só a tem se deixar crescer. François-Marie Voltaire.

28. Não há nada como um sonho para criar o futuro. Victor Hugo

29. A maior revolução de nossos tempos é a descoberta de que, ao mudar as atitudes internas de suas mentes, os seres humanos podem transformar os aspectos externos de suas vidas. William James – Os princípios da psicologia – 1890 (nova edição 1950).

30. Ou eu encontrarei o caminho ou abrirei um. P. Sidney

31. Ninguém tem o direito de dizer não ao absurdo. Joãozinho Trinta

32. A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda. Mario Quintana – O livro das invenções.

33. A mudança é inevitável. Todo mundo resiste à mudança. Autor desconhecido.

34. Saber e não fazer é não saber. Máxima de Wall Street.

35. Se você não espera o inesperado, não o encontra, porque a ele não se chega nem por pesquisa nem por trilha. Heráclito.

36. Nada é mais perigoso do que uma ideia quando ela é a única que você tem. Emile Chartier – filósofo.

37. Qualquer um procura moda em butique e história em museu. O homem criativo procura história em loja de ferragens e moda em aeroporto. Robert Wieder. Jornalista e comediante.

38. Se você aprender apenas uma palavra em japonês, que seja Kaisen. Masaaki Imai, escritor japonês. (Kaisen é uma filosofia que estimula toda pessoa, todos os dias, a apresentar sugestões para aperfeiçoar tudo).

39. A viagem da descoberta não depende de visitar novas terras, distantes, mas de ver o mundo com novos olhos. Marcel Proust.

40. Se você pensar que pode ou pensar que não pode, tem razão. Henry Ford.

41. Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo. Galileu Galilei.

42. O Homem gosta de opiniões às quais está acostumado desde a juventude. Isso o impede de encontrar a verdade, pois acaba agarrado ao hábito. Moses Maimonedes, Filósofo egípcio.

43. Não acredito em projeções econômicas. O futuro não está contido no passado. Estudei economia para aprender que os modelos são hipóteses de trabalho. Antes de qualquer coisa, porque política econômica não é ciência, é arte. Ministro Reis Veloso.

44. Quando todos pensam iguais, ninguém está pensando. Walter Lippman.

45. Criar é tão difícil ou tão fácil como viver. E é do mesmo modo necessário. Fayga Ostrower

46. Nenhum problema pode ser resolvido, pelo mesmo estado de consciência que o gerou. É preciso ir bem mais longe que isso. Albert Einstein.

47. Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento. Abraham Maslow

48. Nossa realidade é criada (a partir dos sentidos). Imaginação e outras formas de imprecisão ou ignorância deveriam ser tratadas com a mesma seriedade que a matemática ou a ciência. Filosofo Cassirer.

49. Lembre do que dizia o fictício detetive do cinema chinês, o Charlie Chan, que mente humana é igual paraquedas, funciona melhor aberta. Segundo, lembre do ditado árabe: homens são como tapetes, às vezes precisam ser sacudidos. A mente é a mesma coisa. Terceiro, lembre de um dos sermões do Antônio Vieira em que ele começa dizendo: O peixe apodrece pela cabeça. Quarto, é preciso lembrar aquilo que Millôr Fernandes lembra: Se você não tem dúvidas, é porque está mal informado. E, quinto e último, é lembrar o que disse o santo britânico do século oitavo, São Breda: há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora. Autor desconhecido.

50. Transformação é uma porta que se abre por dentro. Autor desconhecido.

51. O homem não está terminado – Guimarães Rosa.

52. A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein.

53. As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem as perguntas. Susan Sontag.

54. Eu fecho meus olhos para ver. Paul Gauguin

55. Nada é permanente, exceto a mudança. Heráclito.

56. Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar. Blaise Pascal.

57. Todos nós nascemos originais e morremos cópias. Carl J. Jung.

58. Nada neste mundo é tão oportuna quanto uma ideia que chega na hora certa. Victor Hugo.

59. Para a empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente. Tom Peters.

60. Ideias… o poder está nelas. Napoleon Hill.

61. Ao ser perguntado sobre como a ciência deveria ser ensinada nas escolas, disse: O fundamental é apelar para a imaginação. Foi assim que aprendi sozinho quando criança. Francis Crick, descobridor do DNA.

62. É preciso manter o pensamento flexível, a fim de que as ideias preconcebidas e convicções antigas não roubem a oportunidade de obter conhecimentos novos e mais amplos. Devemos estar sempre prontos a expandir a mente e a descartar qualquer ideia, mesmo que firmemente enraizada se, sob uma experiência mais ampla, surgir uma verdade maior. Edward Bach

63. As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam ideias. Johann Wolfang von Goethe

64. Nunca se explique. Seus amigos não precisam, e seus inimigos não vão acreditar. Anônimo.

65. Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles. A. Stevenson.

66. – Se eu lhes der uma caneta Cross, vocês vão escreve como Machado de Assis? Adolpho Bloch. Editor.

67. Não arriscar nada é arriscar tudo. Cesare Cantu. Historiador.

68. Velocidade é útil somente se você está correndo na direção certa. Joel A.Barker

69. Se não der para medir, não faça. Lord Kelvin.

70. Se vc achar que vale a pena, faça. (mesmo que não dê para medir). Frank Night.

71. Existe algo mais importante que a lógica: a imaginação. Hitchcock

72. A verdade é filha do tempo, não da autoridade. Francis Bacon

73. É tarefa da ciência é reduzir as verdades profundas em trivialidades. Niels Bohr.

74. Se vai haver uma teoria total da física, ela, em certo sentido, não poderá ter as características de nenhuma teoria que conheço. Em outras palavras, a teoria precisa ter sentido. Roger Penrose.

75. Acho que essa história de “direito” é uma questão cheia de manhas, porque quando alguém tem um direito pode golpear com ele a cabeça de outro. Feyerabebend,

76. A beleza não é um atributo das coisas em sí. Só existe na mente que as contempla. David Hume.

77. A atividade vence o frio. A quietude vence o calor. Lao Tse

78. A rádio está viva, a criatividade na rádio é muito boa. Uma palavra transmite muitas imagens. Jordi Jordá, do grupo Media Capital. 

79. Nunca se deve engatinhar quando se tem o impulso de voar. Hellen Keller, escritora e educadora

80. Lembre-se, toda ação começa com uma ideia. Kátia Zero, jornalista.

81. Quando nada é certo, tudo é possível. Margaret Drabble, escritora

82. Não dá para criar mais lucros sem criar novas receitas. Gary Hamel

83. Hoje, dizer impossível é ficar do lado dos que perdem. Werner von Braum

84. Quem garante todos os empregos não são os empresários, os sindicatos ou os governantes. São os consumidores. John Hicks, prêmio Nobel de Economia, 1992. 

85. A indústria é um processo de satisfazer clientes, não um processo de produzir bens.

86. Theodore Levitt

87. Estas leis, tão belas e tão simples, são talvez as únicas que o Criador e Organizador das coisas estabeleceu para a matéria de forma a criar todos os fenômenos do mundo visível. P.L.M. Maupertuis, 1698-1759.

88. Não há nada no mundo em que nós não possamos ver um sentido de máximo ou mínimo; não há dúvida de que todos os fenômenos na natureza podem ser explicados por meio de um método de máximo e mínimo. L. Euler, 1707-1783.

89. What you’re really doing in the process of creating is choosing one thing over another, not necessarily because it is factually more positive but because it attracts you more. Emotion is literally the alarm that permits the detection. Antonio Damasio.

90. Crítica é política e técnica de repressão organizada. David Halley em “Condição Pós Moderna”.

91. O grande problema não é o que você não sabe. É o que você tem certeza que sabe, só que não é verdade. Mark Twain.

92. A melhor maneira de ter uma boa ideia é ter várias ideias. Linus Pauling

93. A pessoa criativa é como uma galáxia fecundando estrelas… Não importa o brilho ou a capacidade de combustão de cada uma delas: o essencial é produzi-las. Giselda Laporta Nicolelis

94. A vida é uma ofensiva, diretamente contra o mecanismo repetitivo do universo. Alfred North Whitehead

95. Ah, bom gosto! Que coisa terrível! O gosto é o inimigo da criatividade. Pablo Ruiz Picasso

96. As ideias são mais poderosas que os exércitos. Steve Paxton

97. Criar não é ato de prestidigitação. Uma frase não sai da cabeça como o coelho da cartola do ilusionista. Criar é cavar na colina da memória, abrir galerias, tatear rochas, apalpar os veios. Mauro Santayama

98. De tempos em tempos, sente-se com uma caneta e uma folha de papel em branco e exercite a sua imaginação, sem compromisso. John Fitzgerald Kennedy

99. Definir é matar, sugerir é criar. Stéphane Mallarmé

100. Há dois tipos de funcionários que você deve evitar: o que não faz o que você manda, e o que só faz o que você manda. Bud Hadfield

101. Ideias todo mundo tem. Como é que entram na cabeça da gente? Entram porque a gente lê, observa, conversa, vê espetáculos. Ruth Rocha

102. Se eu tiver mil ideias e só uma vier a ser boa, estarei satisfeito. Alfred Bernhard Nobel

103. Se nós quisermos atingir resultados nunca antes atingidos, devemos utilizar métodos nunca antes utilizados. Sir Francis Bacon

104. É melhor tentar e falhar, que se ocupar em ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, que nada fazer. Eu prefiro caminhar na chuva em dias tristes a me esconder em casa. Prefiro ser feliz, embora louco, a viver em conformidade. Martin Luther King Jr.

105. Um problema bem formulado é um problema quase resolvido. Charles Kettering 1876 – 1958, inventor e engenheiro.

106. Tudo o que se forma na natureza contrai um débito, que precisa pagar dissolvendo-se, para que outras coisas possam se formar. Anaximandro

107. Não há vento favorável para quem não sabe aonde vai. Sêneca (filósofo romano, 5aC-65dC).

108. A função da ciência é aliviar a canseira humana. Bertold Brechet

109. Existe dois legados a se deixar aos filhos: o primeiro, raízes; o segundo, asas. Unamuno

110. O mundo me intriga e não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro. Voltaire.

Frases de Confúcio

111. Você me acha um homem lido, instruído?
Com certeza, respondeu Zi-gong. Não é?
De jeito nenhum, replicou Confúcio.
Simplesmente consegui achar o fio da meada.

112. Grande, em verdade, é o poder gerador do criativo. A ele todos os seres devem seu começo. Esse poder permeia todo o céu.

113. A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuída.

114. Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.

115. Não importa o quanto você vá devagar desde que não pare.

116. Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.

117. A ignorância é a noite da mente, uma noite sem estrelas e sem lua.

118. Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.

119. A única maneira de não cometer erros é fazendo nada. Este, no entanto, é certamente um dos maiores erros que se poderia cometer em toda uma existência.

Frases de Miguel Guazzelli – Presidente da Freios Varga.

120. Nosso mérito foi perceber antes das outras empresas que, se não mudássemos, não haveria lugar para nós num mercado competitivo.

121. Enquanto as empresas discutiam a política de redução da jornada de trabalho, a Freios Varga concluía pela necessidade de investir na formação dos empregados, e estimulá-los a usar a CRIATIVIDADE, em beneficio do negócio.

122. Quando contratamos uma pessoa, deixamos claro que estamos interessados em seu cérebro, não em seus braços. Se estivéssemos interessados em trabalho automático, investiríamos em robô, não em gente.

123. A empresa nos agradece por qualquer ideia – diz Inês J. Ferraz, operária qualificada que gosta de trabalhar na empresa.

124. Foram apresentadas 143.000 sugestões de todos os tipos.

Frases de Peter Drucker.

125. Inovação consegue-se com base na busca sistemática e é impossível de predizer.

126. A inovação não é em regra geral uma ideia luminosa de um gênio. As ideias luminosas são as que mais falham.

127. A novidade na maioria dos casos não é inovação; a novidade pode diverti-lo, fazê-lo gozar a moda passageira, mas não cria valor perene.

128. Não se reorganize antes de agir; inove primeiro e depois então se reorganize.

129. A inovação nunca sai como planejamos, o mercado dita em geral o sucesso naquilo que nem nos passava pela cabeça.

130. Não há estudo de mercado ou simulação computacional que substitua o teste da realidade.

131. Inovações complicadas não funcionam.

132. Toda organização precisa de uma aptidão indispensável: INOVAÇÃO.

Frases de Leonardo Da Vinci.

133. Jamais o sol vê a sombra.

134. A simplicidade é o último grau de sofisticação.

135. Os cinco sentidos são os guias da alma.

136. Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente.

137. Aquele que não pune a maldade, apoia sua ação

138. A natureza jamais quebra suas próprias leis.

139. Think of the end before the beginning.